![]() |
BANDA LARGA 3G, 4G! |
Ao navegar pelo modem 3G em uma conexão dita 3G me sinto um apressadinho que nunca passou da primeira marcha. Fico observando a barra de carregamento que parece que foi criada com um propósito, o de nos fazer de bobos. Fico observando cada detalhe dela. Como a cor verde desliza suntuosamente e lentamente completando o retângulo branco com a maior leveza do mundo. O seus traços retangulares e perfeitamente desenhados de tal maneira que as pontas são arredondadas – dos quatro cantos – fico eu a espera daquele liquido verde que escorre para o outro lado como se estivesse numa seringa de injeção, de modo a colorir de esperança a minha vontade e expectativa de carregamento da pagina. Mas quando menos se espera a desilusão de uma “falha no carregamento” e a necessidade de atualização da pagina, que faz com eu retome a apreciar mais uma vez aquele lindo e hipnotizador retângulo, que me faz perder apenas somando os minutos de carregamento quase 30 horas semanais.
![]() |
Figura meramente ilustrativa. Pois elas são mais rápidas. |
As operadoras que tem a concessão para distribuir e operar o sinal 3G simplesmente julgo eu, parecem adorar pagar multas. Ainda com a descoberta do século, a tecnologia chamada 4G que já está disponível em algumas cidades do brasil. fico pensando como vai ser agora com o moderno e veloz 4G se eles não conseguiram dar uma simples, dignidade ao sinal - ou melhor - qualidade ao sinal 3G. O modem portátil que veio para dar mobilidade ao usuário de internet e este mesmo está aprisionado na velocidade da conexão e a qualidade do sinal.
A raiva só não é maior pela qualidade do sinal, porque quando penso no preço que pago pelo meu plano fico com ódio. Tenho vontade de ir à casa do presidente de uma dessas empresas administradoras desse serviço, cortar todos os cabos de conexão e tirar todas as antenas de internet via rádio e wireless, dar a ele um modem com suporte para a tecnologia 3G ou até 4G, com um plano caríssimo uma velocidade teórica contratada empolgante, absurdamente diferente da velocidade praticada. Pois parece que os gerentes de marketing dessas operadoras não sabem diferenciar um plano de dados entre kbits e kbytes. 1G é igual a 800 MB.
E digo mais... os planos ilimitados tem limite. Acreditem. Fiquei com um sentimento horrível de frustração quando recebi uma mensagem no software de suporte do modem dizendo “você atingiu o limite do consumo de referencia, a partir de agora sua velocidade será reduzida”. Pensei já não tem velocidade o bagulho, e agora vão diminuir o que não existe, deixar mais lento o que sempre fora lento. Ao adquirir, por qualquer que seja a tecnologia, desde que seja por modem, a banda larga móvel, preparem-se para ficarem de saco cheio.
Essa é a primeira de muitas...