domingo, 24 de março de 2013

Papa Francisco: Surpresa ou mensagem divina?



Papa Francisco "Sumo Pontífice da Igreja Universal (Summus Pontifex Ecclesiae Universalis)", cumprimentando os fiéis que lotaram a Praça São Pedro

No dia 13/03/13 começou um novo ciclo na maior denominação religiosa cristã. O Papa Franciscano, primeiro, além de representar a paz, a igreja católica, e ser o chefe de estado do Vaticano, ele representa um desejo que se tem por unidade dentro da cúria romana e justiça e agilidade na apuração e punição dos culpados de pedofilia e corrupção dentro da igreja. O argentino Jorge Mário Bergoglio, agora Papa Francisco, surpreendeu o mundo, quando foi eleito papa, pois as pífias previsões e as listas de favoritos com mais de 40 possibilidades, não deram conta de prever a ascensão de Jorge ao cargo máximo da igreja católica.
O mundo se surpreendeu com a escolha Jorge e Jorge surpreendeu o mundo com a escolha de ser nomeado como Francisco. Jorge é um franciscano. Seus procederes com a vida cotidiana são de um homem simples, ele prepara as próprias refeições e andava na época de arcebispo de Buenos Aires, de metrô, sem a menor preocupação com a sua condição de cardeal da igreja católica, ou, em ser o maior nome da igreja na argentina. Mais uma vez aparece à simplicidade genuína de um franciscano que faz de sua vida uma vida de simplicidade humildade e caridade.
Bento 16 é sucedido pela a esperança, de uma melhor administração interna. Mesmo João Paulo 2º apesar de carismático era um papa que passava longe dos setores administrativos e, Bento 16 apesar de intelectual, teólogo renomado, seguia as mesmas linhas do seu antecessor quando o assunto era administrar a igreja. Mas não só administrar e sim ser líder, fazer a chamada cúria romana, trabalhar com ele e não contra ele ou paralelo a ele.
Brasão Papal
Francisco o papa, nasce de um conclave onde o que mais se ouvia eram especulações por parte da imprensa sobre quem poderia ser o Papa, é trazido ao mundo por cardeais que são conservadores e que não parecem acreditar em uma renovação da igreja, quando o assunto são antigos dogmas como a ordenação de mulheres, o uso da camisinha como método contraceptivo e o casamento gay, eles acreditam numa modernização da igreja sustentada por uma renovação estrutural administrativa. Jorge Bergoglio o Francisco tem que fazer milagres literalmente, pois a renovação da fé em plena era de expansão do ateísmo, na era do afastamento das pessoas da religião – pois há aqueles que se denominam católicos, judeus evangélicos e simplesmente não cumprem atos religiosos básicos – ele terá que enfrentar os problemas de frente.
Denuncias sobre o banco do vaticano, denuncias de pedofilia no qual padres teriam abusado de menores de idade, bispos que mascararam esses casos, integrantes da própria cúpula de poder da igreja, pessoas religiosas, padres, bispos, cardeais são acusados de corrupção por exemplo o superfaturamento de obras sociais ou lavagem de dinheiro da máfia italiana, entre outros casos que fazem por abalar a credibilidade da instituição, organização multinacional, Igreja católica romana que está nesse mundo há quase dois mil anos.


Bênção, urbi et orbi,  é o primeiro ato público do recém eleito Papa.
É a primeira vez em mais de 1300 anos de história, que se é escolhido um papa de fora do continente europeu. O Argentino é mais um caso explicável pelo ditado romano que diz que “no conclave se entra papa e se sai cardeal”. A imprensa e os chamados vaticanistas mais uma vez foram a testemunha viva de que o que acontece na capela sistina é algo realmente surpreendente e que contraria a ordem lógica da natureza humana onde o mais famoso, influente ou o que tem mais diploma na parede vence. O papa nasce da simplicidade de um franciscano e agora vive na expectativa dos féis do renascimento (renovação carismática) da fé e de reafirmação da credibilidade na  instituição católica.